Espaço da Mente
Espaço da Mente

Terapia de Casal

Terapia de Casal

Segundo a American Psychological Association: “Em qualquer fase da vida, as nossas relações proporcionam-nos alegrias e desafios. Aprender a gerir ansiedade, o stress, entender as nossas emoções, os nossos comportamentos e comunicar eficazmente, ajuda a fortalecer a nossa saúde emocional, assim como, as conexões com as pessoas importantes da nossa vida”.

Ao longo do tempo, os indivíduos são expostos a mudanças que podem comprometer a dinâmica familiar. Neste sentido, a terapia de casal tem como objetivo ajudar o casal a superar conflitos conjugais, nomeadamente: problemas de comunicação, a falta de afeto emocional, as expectativas irrealistas em relação a cada elemento do casal e/ou à relação, etc.

A importância da terapia de casal:

A discordância pode acontecer com qualquer casal, contudo, quando a frequência se intensifica, acarreta consequências negativas, como: a dificuldade de comunicar, a dificuldade na superação de conflitos, o afastamento entre cada elemento, a capacidade de ouvir e compreender, etc.

Cada pessoa reúne várias questões individuais, as quais muitas vezes interferem no comportamento dos indivíduos. Em contexto terapêutico é possível ajudar cada elemento do casal a entender as suas fragilidades e dificuldades. Cada elemento é motivado a narrar a sua apreciação, permitindo haver uma comunicação mais ampla.

Em contexto de consulta...

Muitos casais podem identificar o contexto ideal para que o conhecimento mútuo da relação seja ampliado – aprender a ouvir e comunicar o que sente, com suporte terapêutico.

No processo terapêutico, poderão surgir desafios, como a sugestão de mudanças em várias dimensões, mas ao longo do processo, estas são trabalhadas como o propósito de alcançar resultados mais adaptativos.

Como funcionam as consultas?

Consoante a avaliação inicial, que envolve a presença do casal, permitindo que ambos partilhem as queixas principais, será feita uma análise sobre a melhor intervenção e determinar a proposta terapêutica.

É possível que em determinado momento, seja pedido ao casal uma intervenção individual. Em algumas situações, esta é a melhor forma para que cada elemento se sinta motivado a entender a sua relação e melhorar a sua interpretação e comportamento.

O psicólogo atua como intermediário. Visa ampliar o diálogo e a visão de cada elemento que, em muitos casos, surgem fortes emoções, perdendo-se o controlo que compromete a comunicação, a interpretação, a capacidade de ouvir e comunicação de forma assertiva.

Os benefícios da terapia de casal:
  • Melhorar a comunicação do casal;
  • O casal passa a conhecer-se melhor;
  • Fortalecimento do vínculo;
  • A convivência melhora;
  • Encontrar estratégias mais ajustadas à realidade de cada um;
  • Cada elemento entendo qual o seu papel na relação,
  • Identificação de objetivos em comum;
  • Negociar e equilibrar as diferenças individuais;
  • Promoção da saúde mental;

O sentimento de amor, nem sempre é suficiente para suportar todos os desafios que uma relação exige.

Se sente que a sua ou vossa relação precisa de um suporte, não hesite(m) em procurar ajuda especializada. 
Marquem a vossa consulta

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -

Outros Tratamentos

Tratamento

Depressão

Tratamento

Ansiedade

Fatores de Stress
Tratamento

Fatores de Stress

Tratamento

Sintomas Somáticos

Tratamento

Alterações Do Sono

Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Deixe a sua mensagem ou questões: