Espaço da Mente
Espaço da Mente

Mindset

Mindset

O termo mindset tem vindo a ser cada vez mais recorrente nos dias de hoje. Consiste numa habilidade de estudo que é aplicada por vários profissionais, para viabilizar o sucesso e crescimento pessoal.

Não obstante, desenvolver esta habilidade e aplicar os seus ideais poderá contribuir, tanto para o crescimento profissional, como também, para a forma como lida com as situações pessoais.

Conceito de Mindset:

Mindset (mentalidade, em português) está relacionado com os pressupostos subjacentes que moldam a capacidade de uma pessoa perceber e compreender o mundo. É uma construção psicológica profunda que sustenta as nossas atitudes, crenças, valores e padrões comportamentais.

O termo mindset tornou-se ainda mais popular com o livro: “Mindset – A nova psicologia do sucesso”. Escrito pela psicóloga Dra. Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas em psicologia social e psicologia do desenvolvimento, explora a ideia de que o sucesso não está apenas ligado às habilidades pessoais e talentos individuais, mas principalmente à forma como observamos e interpretamos as situações. O mindset, segundo a Dra. Carol S. Dweck, é a maneira como uma pessoa decide programar a sua mente.

De acordo com a perspetiva da Dra. Carol S. Dweck, as situações podem ser encaradas sob diferentes prismas, podendo ter, tanto um lado positivo quanto negativo. A interpretação e observação que fazemos dessas situações têm um papel crucial na nossa resposta emocional e na nossa abordagem para enfrentá-las. O mindset determina se observamos os obstáculos como oportunidades de crescimento ou como barreiras intransponíveis.

Desenvolver um mindset positivo, implica desenvolver uma mentalidade flexível e resiliente face aos desafios. Dessa forma, capacita-nos a desenvolver aprendizagens face às dificuldades e encontrar soluções mais ajustadas perante os problemas que surgem ao longo do percurso. Por outro lado, um mindset negativo, pode restringir o potencial, levando-o(a) a desistir perante os primeiros obstáculos e/ou acreditar que não tem controlo sobre o seu próprio sucesso.

A Dra. Carol S. Dweck ressalta que o mindset não é uma característica fixa, mas algo que pode ser desenvolvido e cultivado ao longo do tempo. Através da consciencialização das próprias crenças e padrões de pensamento, podemos desafiar e mudar as nossas perceções limitantes, promovendo, assim, o crescimento pessoal e profissional.

Tipos de Mindset:

Mindset Fixo

As pessoas com tendência para um mindset fixo, acreditam que nasceram com habilidades específicas. Por consequência, acreditam que suas habilidades são inatas e imutáveis, levando-as a ter crenças limitantes e uma falta de flexibilidade. Apresentam dificuldades para admitir os seus próprios erros (é sinónimo de fracasso) e têm dificuldades para assumir responsabilidades.

Mindset de Crescimento

As pessoas com um mindset de crescimento acreditam que as suas capacidades podem ser melhoradas e desenvolvidas ao longo do tempo. Vêm os contratempos e dificuldades como oportunidades de crescimento e sentem-se motivadas para enfrentar novos desafios. Valorizam o esforço pessoal e profissional, são otimistas e persistentes em busca dos seus objetivos.

Em suma, o conceito de mindset introduzido pela Dra. Carol S. Dweck, convida-nos a refletir sobre a importância da nossa mentalidade na busca do sucesso. Ao reconhecer o poder das nossas crenças e escolhas, podemos abrir portas para um crescimento contínuo adoptando, desta forma, uma abordagem positiva face aos desafios que enfrentamos. O mindset é uma ferramenta valiosa que nos permite transformar os obstáculos em oportunidades e alcançar o nosso potencial máximo.

Já identificou o seu Mindset?

Em seguida, apresento algumas questões que poderão ajudar a identificar o seu tipo de mindset.

Se sente dificuldades para responder a esta questão, provavelmente, apresenta um mindset fixo.

Tais dificuldades podem ser justificadas pela baixa autoestima e autoconfiança, medo do julgamento e dissociação cognitiva.

Pessoas com traços de mindset fixo tendem a resistir a novos projetos e desafios, preferindo permanecer na sua zona de conforto. No entanto, é crucial sair dessa zona de conforto para desenvolver e aprimorar habilidades.

O mindset fixo leva a interpretações do fracasso marcadas por pensamentos autodestrutivos. Em contrapartida, o mindset de crescimento encara o fracasso como uma oportunidade de aprendizado.

Após responder às questões anteriores, se identificou que tem um Mindset fixo e desejar desenvolver um Mindset de crescimento, sugiro que reflita e trabalhe em si o seguinte:

  • Promova o autoconhecimento;
  • Promova a adaptação aos vários contextos de vida;
  • Determine objetivos específicos;
  • Identifique pensamentos que não correspondem à realidade;
  • Identifique os seus pontes fortes e fracos;
  • Identifique crenças e padrões limitante;
  • Faça planos;
  • Tenha uma perspetiva mais positiva

Caso tenha dificuldades em gerir o seu mindset, eu posso ajudar.

Marque uma consulta online

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -
Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na pela Entidade Reguladora da Saúde

Deixe a sua mensagem ou questões: