Queijaria & Fumeiro

Historicamente a Quinta da Paiva sempre se dedicou à produção de queijos, enchidos e seus derivados, com produtos tradicionais de proveniência local com a receita regional, atividade esta que se foi desvanecendo com a falta de financiamento, procura e empreendedorismo local. 

Apostando na recuperação da gastronomia tradicional e regional, aliando a ideia de empreendedorismo social, surgiu este projeto. 

Pretendemos criar emprego para pessoas com incapacidades e vítimas de exclusão social, privilegiando a igualdade de acesso, oportunidades e género, através da reabilitação de uma arte e ofício tradicional (produção artesanal de queijos e enchidos), numa lógica de exploração agrícola multifacetada. 

Possuímos uma Quinta Pedagógica que tem vários animais domésticos de raças autóctones, dos quais esperamos aproveitar as matérias-primas (leite e carne). 

Ambicionamos dar visibilidade ao processo de fabrico no âmbito pedagógico-cultural, tendo em consideração o edifício do projeto se situar numa área turística, onde os visitantes do PBSL terão acesso in loco à produção dos enchidos e dos queijos.

Associada a esta arte e como complemento temos disponível o Workshop do Pão, onde se recria o processo artesanal de feitura de pão.

O Pão e a Broa são um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água, sal e fermento, formando uma massa com uma consistência elástica que permite moldar em várias formas. 

A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, como por exemplo, carne, chouriço, sardinha, etc. Depois de amassada a massa fica a levedar cerca de 1hora. Após este tempo é moldada e metida no forno, cerca de 45min.

O visitante pode marcar na bilheteira do Parque um ciclo completo de produção de queijos, enchidos e pão