Espaço da Mente
Espaço da Mente

Fatores de Stress

Perturbação de Stress Pós-Traumático

A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é uma perturbação mental caracterizada pelo desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais acontecimentos traumáticos.

O acontecimento traumático pode ser reexperienciado de várias maneiras. Comummente, as pessoas têm lembranças intrusivas, involuntárias e recorrentes do acontecimento. A ênfase está orientada para as memórias recorrentes do acontecimento que em geral incluem componentes comportamentais fisiológicas, emocionais e sensoriais.

Fatores de Stress
Fatores de Stress
Um sintoma muito comum são os sonhos geradores de mal-estar em que o acontecimento é revivido ou representado, ou cujo tema está relacionado com as ameaças do acontecimento traumático. As pessoas podem experienciar estados dissociativos que duram segundos a várias horas ou mesmo vários dias, durante os quais o acontecimento é revivido e a pessoa comporta-se como se estivesse nesse momento a experimentar o acontecimento. Os flashbacks, por norma são breves, mas estão associados ao mal-estar prolongado ou ao aumento da ativação.
Os estímulos associados ao trauma são persistentemente evitados. A pessoa muitas vezes faz esforços deliberados para evitar pensamentos, memórias, emoções ou falar acerca do acontecimento. Pode apresentar diminuição significativa de interesse ou da participação em atividades previamente gratificantes, pode sentir-se desligado ou com a sensação de estranheza em relação a outras pessoas, pode ter uma incapacidade persistente de sentir emoções positivas.
As pessoas com PSPT podem ser facilmente irritáveis e mesmo envolver-se em comportamentos agressivos verbais e/ou físicos com a mínima ou sem provocação. Podem, igualmente, desenvolver comportamentos imprudentes ou autodestrutivos, como: condução perigosa, uso excessivo de álcool ou de drogas ou comportamentos autolesivos. A reatividade a estímulos inesperados é também experienciada, havendo uma resposta de sobressalto exagerada ou agitação. As dificuldades de concentração, incluindo dificuldades em recordar acontecimentos diários ou executar tarefas de forma concentrada (p. ex. seguir uma conversa por um período de tempo), são também comuns.
A qualidade do sono é, claramente, comprometida podendo estar associada a pesadelos e a preocupações com a segurança. Algumas pessoas experienciam sintomas dissociativos persistentes em que se sentem desligados do seu próprio corpo (despersonalização) ou do mundo (desrealização).
Em acontecimentos traumáticos graves, repetidos e prolongados, as pessoas podem apresentar dificuldades na regulação das suas emoções ou manter relacionamentos interpessoais instáveis ou sintomas dissociativos.
O tratamento deve ser considerado na sua vertente psicológica e farmacológica. A abordagem psicológica cuja intervenção tem tido muito eficácia consiste na terapia cognitivo-comportamental, que inclui a reestruturação cognitiva e os programas de gestão de ansiedade.
Caso manifeste sinais/sintomas, não hesite em procurar ajuda.
Marque uma consulta online

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -

Outros Tratamentos

Tratamento

Depressão

Tratamento

Ansiedade

Tratamento

Sintomas Somáticos

Tratamento

Alterações Do Sono

Tratamento

Terapia de Casal

Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Deixe a sua mensagem ou questões: