
De acordo com o próprio significado, expectativa refere-se ao estado de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça. É uma esperança baseada em supostas probabilidades ou pressupostos.
Criar expectativas faz parte da natureza humana, deste modo, torna-se crucial identificar, analisar e avaliar as expectativas e questionar se as coloca à frente da compreensão que tem da realidade.
Consciente ou não, geramos expectativas em relação a tudo. Melhor dizendo, construímos uma imagem das pessoas, através daquilo que observamos e analisamos OU expectamos que uma situação aconteça de determinada maneira.
A nossa própria perceção individual, e aqui inclui-se: a imaginação, os sentimentos, as emoções e experiências anteriores, têm forte influência quando geramos expectativas. Tal perceção individual está intimamente ligada às crenças nucleares, desenvolvidas ao longo da vida.
Criar expectativas, até porque são, maioritariamente, geradas de forma inconsciente. Mas, criar expectativas em relação a outra pessoa ou situação, supõe-se que esta corresponda e nem sempre isso acontece, porque não temos a capacidade de controlar os fatores externos. E quando estas expectativas não são correspondidas podem surgir sinais de ansiedade, frustração, desilusão, zanga, entre outras.
Caso tenha dificuldade em dosear as suas expectativas, eu posso ajudar.
É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.
O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.