Espaço da Mente
Espaço da Mente

Depressão

Perturbação Depressiva

A Perturbação Depressiva faz parte das perturbações de humor, também designadas como doenças afetivas. Cada pessoa tem um nível de base do humor que varia no sentido do prazer ou do desprazer, em função das solicitações do ambiente ou das suas representações pessoais.

O humor é uma disposição afetiva de base que dá a cada um dos nossos estados de alma uma tonalidade agradável ou desagradável, oscilando entre os dois polos extremos do prazer e da dor.

Deste modo, considera-se que a Depressão é um estado emocional negativo, uma doença com sintomas específicos, com uma duração, gravidade e etiologia (origem) que interfere no funcionamento da pessoa.

Contudo, é importante diferenciar a depressão da tristeza. Embora a tristeza seja um dos sintomas de depressão, geralmente, surge como reação a um acontecimento temporário, enquanto os sinais de depressão persistem no tempo.

Depressão
Photo by Marcus P.
Depressão
Photo by Gemma Chua Tran

No estado atual de conhecimento, o diagnóstico da Perturbação Depressiva e os seus subtipos é feito através da análise dos sinais e sintomas, da forma como se associam e evoluem no tempo e do impacto que têm no funcionamento psicossocial das pessoas.

Exemplos de aspetos clínicos da Perturbação Depressiva:

– tristeza

– desânimo

– ansiedade

– irritabilidade

– alterações da reatividade emocional

– apatia

– perda de interesse

– anedonia

– lentificação

– carácter negativo

– pensamento monotemático

– perda da autoestima

– desesperança

– ideação (delirante) de culpa, ruína e hipocondria

– ideação suicida

– défice de atenção/concentração

– queixas mnésicas

– astenia

– insónia/hipersónia

– alterações do apetite

– perturbações gastrointestinais

– disfunção sexual

– alterações psicomotoras

– isolamento social

– tentativas de suicídio

As Perturbações Depressivas subdividem-se em: Perturbação Depressiva Major e a Perturbação Depressiva Persistentes (Distimia), considerada crónica.

Características de diagnóstico da Perturbação Depressiva Major, segundo o DSM-V (guia para classificação de doenças mentais):

Os critérios de sintomas para a perturbação depressiva major devem estar presentes quase todos os dias para serem considerados presentes, com exceção de alterações do peso e ideação suicida. A característica essencial de um episódio depressivo major é um período de pelo menos 2 semanas durante o qual existe ou humor depressivo ou perda de interesse em quase todas as atividades. A pessoa deve, igualmente, manifestar pelo menos quatro sintomas adicionais, nomeadamente: alterações do sono, diminuição de energia, sentimentos de desvalorização ou de culpa, dificuldade em pensar. Os sintomas devem persistir durante a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas consecutivas. O episódio deve ser acompanhado por mal-estar clinicamente significativo ou défice social ocupacional ou noutras áreas importantes do funcionamento.

Características de diagnóstico da Perturbação Depressiva Persistente (Distimia), segundo o DSM-V (guia para classificação de doenças mentais):

A característica essencial da perturbação depressiva persistente (distimia) é o humor depressivo durante a maior parte do dia, mais de metade dos dias, pelo menos durante dois anos. As pessoas com perturbação depressiva persistente descrevem o seu humor como triste ou como se “tivessem batido no fundo do poço”.

Caso manifeste sinais/sintomas, não hesite em procurar ajuda.
Marque uma consulta online

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -

Outros Tratamentos

Tratamento

Ansiedade

Fatores de Stress
Tratamento

Fatores de Stress

Tratamento

Sintomas Somáticos

Tratamento

Alterações Do Sono

Tratamento

Terapia de Casal

Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Deixe a sua mensagem ou questões: