Espaço da Mente
Espaço da Mente

Como Gerir a Emoção

Gerir a emoção

Como o próprio nome indica, gerir a nossa emoção está associada à forma como lidamos com as nossas emoções. 

Atualmente vivemos numa sociedade em constante mudança e adaptarmo-nos às exigências da mesma pode colidir com as nossas emoções e, consequentemente, surge a ansiedade, stress e outros fatores que comprometem o equilíbrio emocional.

Existem várias técnicas de gerir a nossa emoção, nomeadamente: as técnicas de relaxamento, técnicas de respiração, escrita terapêutica, meditação e yoga. No entanto, a gestão da emoção resulta da gestão do pensamento. São duas gestões que complementam o gerenciamento global da mente humana. 

Gerir as emoções

Photo by Karl Fredrickson

Acima de tudo, a aprendizagem pessoal é o mecanismo mais eficaz de obter ferramentas personalizadas através de uma abordagem multidimensional. Aprender a usar novas técnicas de gestão emocional implica alterar determinados padrões construídos ao longo da vida. Nem sempre é fácil, mas com perseverança consegue-se! 

Um dos aspetos crucias para gerir a sua emoção é a capacidade de aceitar que as emoções são momentâneas. A forma como pensamos sobre as emoções e as próprias interpretações é que geram sofrimento.

É comum estabelecer um círculo vicioso entre o pensamento e a emoção porque um alimenta o outro. O padrão de pensamento cria um reflexo amplificado de si mesmo na forma de uma emoção, fazendo com que a frequência vibratória desta alimenta o padrão de pensamento original. - Eckhart Tolle

O estado emocional pode afetar radicalmente o modo de viver a vida. Ou seja, se encontra num estado positivo – sente-se com mais energia, tem mais confiança, maior tolerância, maior capacidade de sair da zona de conforto, maior resistência emocional para lidar com momentos difíceis, etc. Todavia, quando se encontra num estado negativo – a falta de confiança afeta todos os setores da sua vida, sente desmotivação, relutância a aceitar novos desafios e maior propensão em produzir pensamentos negativos.

A Procrastinação

Photo by Goar Avdalyan

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito. Tomando como exemplo a dor física, esta alerta-nos que algo está errado e tomamos a decisão de consultar um médico. Sem manifestação da dor física não tomaríamos medidas de prevenção e a condição da nossa saúde piorava. Assim, com as emoções acontece a mesma coisa – alertam-nos para nos movermos no sentido da mudança.

As emoções formam-se a partir da seguinte fórmula: Interpretação + identificação + repetição = emoção forte

  • Interpretação: como interpreta um acontecimento ou um pensamento da sua história pessoal
  • Identificação: identifica-se com um pensamento específico quando surge
  • Repetição: surgem pensamentos continuamente
  • Emoção forte: manifesta uma emoção diversas vezes, até que se torna parte da identidade. 

Descrevo alguns métodos para mudar o seu estado emocional:

  • Movimento: faça exercício físico ou dance, por exemplo. 
  • Ouça música: a música tem um impacto bastante significativo nas nossas emoções.
  • Comunicação: comunique consigo próprio(a). Pense em perguntas construtivas. 
  • Escreva: escreva as suas preocupações, motivos e o que pode fazer para alterar o modo de agir. 
  • Recorde um momento em que se sentiu bem: pode ajudar a retornar àquele estado e ganhar uma nova perspetiva sobre a situação. 
  • Permita a existência das emoções na sua vida: não adianta resistir às emoções. Permita que elas sirvam como alertas para a mudança.
  • Identifique a história subjacente às emoções: escreva todos os motivos que dão origem a determinada emoção.
  • Crie rituais diários: por exemplo, inserir pensamentos positivos ao acordar e ao deitar.
  • Melhore o seu sono: certifique-se que dorme o suficiente e mantenha os mesmos horários (deitar e acordar), todos os dias. 

Dessa forma, conclui-se que uma boa gestão emocional promove o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que terá um impacto significativo na vida individual e profissional. 

Caso tenha dificuldades em gerir a sua emoção, eu posso ajudar.

Marque uma consulta online

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -
Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na pela Entidade Reguladora da Saúde

Deixe a sua mensagem ou questões: