Espaço da Mente
Espaço da Mente

Ansiedade

Perturbação de Ansiedade Generalizada

A ansiedade é uma emoção considerada normativa e adaptativa face aos diversos estímulos externos. Porém, apesar deste caráter normativo, a existência de um padrão frequente de preocupação persistente que é desproporcional face às circunstâncias que são o foco de preocupação, resulta uma patologia ansiosa.

Diversas características distinguem a perturbação de ansiedade generalizada da ansiedade não patológica. Primeiro, as preocupações associadas à perturbação de ansiedade generalizada são excessivas e interferem significativamente no funcionamento psicossocial. Segundo, as preocupações associadas à perturbação de ansiedade generalizada são mais invasivas, prolongam-se num compasso de tempo maior e ocorrem muitas vezes sem precipitantes. Terceiro, as pessoas manifestam mal-estar subjetivo devido à preocupação constante e aos défices no funcionamento social, ocupacional e noutras áreas importantes do funcionamento.

Ansiedade
Photo by Marcus P.
Ansiedade
Photo by Anthony Tran

Critérios de diagnóstico da Perturbação de Ansiedade Generalizada, segundo o DSM-V (guia para classificação de doenças mentais):

  • Preocupação e ansiedade excessivas (apreensão expectante), que ocorre em mais de metade dos dias durante pelo menos seis meses, sobre vários acontecimentos ou atividades (como no desempenho laboral ou escolar)
  • A pessoa sente dificuldade em controlar a preocupação
  • A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seis sintomas:
    • Agitação, nervosismo ou tensão interior
    • Fadiga fácil
    • Dificuldades de concentração ou mente “vazia”
    • Irritabilidade
    • Tensão muscular
    • Perturbações do sono (dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir, ou sono insatisfatório)
  • A ansiedade, preocupação ou sintomas físicos causam mal-estar clinicamente significativo ou défice no funcionamento social, ocupacional ou noutras áreas importantes do funcionamento
  • Os sintomas não são o resultado do consumo de uma substância (p. ex., drogas ou medicação) ou de uma doença física (p. ex., hipertiroidismo)
  • A perturbação não é explicada por uma doença psiquiátrica.

O estigma associado às doenças psiquiátricas e a desvalorização dos sinais de alerta da ansiedade, limitam as pessoas a procurar ajuda. Esta situação acaba por interferir no bem-estar da pessoa, agrava a qualidade de vida, agrava o prognóstico da perturbação de ansiedade generalizada e potencia o desenvolvimento de uma Perturbação Depressiva Major.

O tratamento da Perturbação de Ansiedade Generalizada assenta no tratamento psicoterapêutico e no recurso a terapêutica medicamentosa.

Caso manifeste sinais/sintomas, não hesite em procurar ajuda.
Marque uma consulta online

Marque uma consulta online

Fevereiro 2024
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
29
30
31
1
2
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
1

Contactos

É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.

- Resumindo a Mente -

Outros Tratamentos

Tratamento

Depressão

Fatores de Stress
Tratamento

Fatores de Stress

Tratamento

Sintomas Somáticos

Tratamento

Alterações Do Sono

Tratamento

Terapia de Casal

Espaço da Mente

O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.

Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula Profissional: 24337
Este estabelecimento encontra-se registado na Entidade Reguladora da Saúde.

Deixe a sua mensagem ou questões: