
A ansiedade é uma emoção considerada normativa e adaptativa face aos diversos estímulos externos. Porém, apesar deste caráter normativo, a existência de um padrão frequente de preocupação persistente que é desproporcional face às circunstâncias que são o foco de preocupação, resulta uma patologia ansiosa.
Diversas características distinguem a perturbação de ansiedade generalizada da ansiedade não patológica. Primeiro, as preocupações associadas à perturbação de ansiedade generalizada são excessivas e interferem significativamente no funcionamento psicossocial. Segundo, as preocupações associadas à perturbação de ansiedade generalizada são mais invasivas, prolongam-se num compasso de tempo maior e ocorrem muitas vezes sem precipitantes. Terceiro, as pessoas manifestam mal-estar subjetivo devido à preocupação constante e aos défices no funcionamento social, ocupacional e noutras áreas importantes do funcionamento.
O estigma associado às doenças psiquiátricas e a desvalorização dos sinais de alerta da ansiedade, limitam as pessoas a procurar ajuda. Esta situação acaba por interferir no bem-estar da pessoa, agrava a qualidade de vida, agrava o prognóstico da perturbação de ansiedade generalizada e potencia o desenvolvimento de uma Perturbação Depressiva Major.
O tratamento da Perturbação de Ansiedade Generalizada assenta no tratamento psicoterapêutico e no recurso a terapêutica medicamentosa.
É verdade que as emoções negativas são aquelas que geram maior angústia e torna-se complicado ver o lado bom das coisas, mas essas podem ter um propósito.
O Espaço da Mente é um espaço onde pode procurar ajuda e estratégias de forma a alcançar o seu bem estar mental e emocional. Todas as intervenções vão ao encontro de maximizar o funcionamento do indivíduo e minimizar o sofrimento psicológico suscitado por problemas psicológicos.